8 dicas para ajudar na organização dos armários e despensa!

O espaço pode ser espaçoso....
Foto: www.bhg.com

Ou mais compacto!!
Foto: www.bhg.com
Foto: www.bhg.com

Mas se a despensa e os armários estiverem arrumados, ajuda na hora de cozinhar, na hora de comprar e na hora de elaborar o cardápio e a lista de compras, ajudando na economia da casa!

Mas nem sempre temos tempo e acabamos deixando a arrumação de lado... Por isso, elaboramos algumas dicas para facilitar essa arrumação!

1. Primeiro passo é tirar tudo da prateleira. Separe os produtos fora da validade e separe o restante por tipo. Tirando tudo da prateleira, fica mais fácil de visualizar o que caberá nas prateleiras.

2. Divida a despensa por categorias de comidas que se adequam ao seu dia a dia como produtos para lanches, para aperitivos, pães, enlatados, bebidas, massas cruas, farináceos, etc. Agora separe a zona para cada categoria.

Foto: www.bhg.com
Exemplo:
Zona de Snacks: Separe uma cesta com uma seleção variada de snacks e aperitivos.
Zona de Acessórios: guardanapos, bandeja, cestos e palitos.
Zona Padaria: local para as torradas e pães. Alimentos secos podem ser acomodados em local próximo. Coberturas para bolo, fermentos e farináceos utilizados para confeito podem ficar próximos.
Bandeja de café da manhã: Separe um local para cereal, mel e pães.

Foto: www.bhg.com

Foto: www.bhg.com

Foto: www.bhg.com

Foto: www.bhg.com

3. Lembre-se de sempre que possível acomodar os itens mais utilizados na altura dos olhos e que possa alcançar sem a utilização de uma escada. Eletrodomésticos que se usam com frequência podem ficar acomodados na parte de baixo. Depois de definir os lugares, etiquete-os para que todos da casa possam encontrar com facilidade os produtos.

Foto: www.bhg.com
4. Utilize acessórios próprios para despensas. Como por exemplo os suportes com diferentes degraus deixando os produtos de trás mais altos para melhor visualização. Discos giratórios para acomodar os produtos usados com mais frequência como azeites e temperos. Prateleiras suspensas e divisórias para gavetas também são bem úteis.

Foto: www.bhg.com

Foto: www.bhg.com

5. Guarde as tampas e formas em suportes na vertical e próximo às panelas, ganhando mais espaço nas prateleiras.

Foto: www.bhg.com

Foto: www.bhg.com

6. Use bandejas para acomodar os sacos abertos.

Foto: www.bhg.com


7. Uma boa ideia é acomodar em gavetas ou cestos separados por doce e salgado as bolachas, snacks e petiscos. Produtos mais delicados e que podem despedaçar como pães, batatas fritas e torradas, acomode separadamente em cestos ou prateleiras suspensas.



8. Agrupe itens que utiliza simultaneamente em uma caixa. Por exemplo, acomode ingredientes para bolos como fermento, corantes e coberturas numa mesma caixa.




Veja alguns acessórios que podem ajudar nessa arrumação:



Depois é só manter o que ficou arrumado! Até para guardar as compras do mercado vai ficar mais fácil e rápido! Bom trabalho!

Fotos: www.bhg.com