Economize tempo na cozinha!

Foto: www.marthastewart.com

Hoje em dia queremos praticidade! Principalmente, no dia-a-dia na cozinha.Veja algumas dicas básicas para ajudar nessa tarefa prazerosa porém trabalhosa!


1. Planeje o cardápio antes de ir ao mercado.

Foto: www.marthastewart.com


2. Organize sua lista de acordo com o layout da loja, assim já aproveita as fileiras e vai direto aos produtos que precisa. Quem gosta de aplicativos de telefone, existem vários que ajudam nessa tarefa!

3. Mantenha itens básicos na despensa. Acesse também:
 http://www.horadearrumar.com/2013/07/organizando-despensa.html.

4. Mantenha seu freezer estocado! (Aproveite promoções mas fique atento às datas de validade e compre itens que tem duração mais longa)

5. Congele alguns itens como pães, por exemplo, para que possa utilizar durante a semana sem precisar ir à padaria, por exemplo. Ou mesmo em dias que faz panquecas ou waffles, faça uma quantidade maior e congele um pouco para uma próxima oportunidade.

6. Deixe os ingredientes a serem utilizados em mãos (Mise en place!). Assim fica mais fácil e rápido preparar a receita. Portanto, antes de começar um prato, separe e prepare todos os ingredientes a serem utilizados na receita.

Foto: www.marthastewart.com

Curiosidade: "Mise en place" é uma expressão utilizada no mundo da gastronomia e quer dizer "por no lugar" ou "colocar em ordem". É a etapa inicial do preparo de um prato que se separa todos os ingredientes e utensílios que serão utilizados no preparo.

7. Tente aproveitar a cozinha na hora do almoço para deixar pratos semi prontos no jantar e vice-versa. Assim na próxima refeição (jantar ou almoço), não será necessário muito tempo na cozinha. Por exemplo, saladas, arroz, carnes ou frangos cortados e prontos para serem preparados e separados. Mas para isso, acomode esses ingredientes corretamente na geladeira para não estragar.

Foto: www.marthastewart.com
8. Enquanto prepara a refeição, já aproveite para lavar a louça e utensílios que vai utilizando. Assim depois da refeição, terá menos louça acumulada.

9.Receitas de uma panela (One-pot recipe!) são ótimas opções para uma refeição rápida e gostosa! Muitas vezes, é possível aproveitar itens que sobraram de uma refeição para incrementar um outra. Por exemplo, no almoço fez frango grelhado e sobrou um ou dois filés. Prepare um arroz de forno com molho, filé de frango desfiado e muzzarela, gratinado no forno ou mesmo um belo espaguete com carne em tiras! Incremente e invente!

Enfim, com essas dicas, vai sobrar mais tempo para caprichar no preparo dos pratos e ainda sobrar um tempinho para você! Bon Appétit!