Sala de jantar, na medida!!



Já sabe o tamanho da sala de jantar ou do espaço que vai posicionar a mesa? Esse é o primeiro ponto a se considerar na hora de comprar a mesa de jantar. Com esta medida é possível escolher o modelo (quadrada, retangular, oval ou redonda) e o tamanho (1.20, 1.80 e etc) corretos para sua sala de jantar. Além disso, é importante considerar o espaço para as cadeiras.

Não basta dividir o tamanho da mesa com os das cadeiras para obter o número de cadeiras que irá comprar. Mas é necessário considerar as pessoas sentadas à mesa e a circulação de pessoas nesse espaço. Seguem algumas medidas mais utilizadas.

Medidas:
Em média, é indicado considerar 60 cm por pessoa na mesa. Normalmente, as medidas indicadas de tampos de mesa são:

Mesas retangulares:
4 pessoas -> 1.20 x 70 cm.
6 pessoas -> 1.80 x 90 cm
8 pessoas -> 2.40 x 1.10 cm

Redonda:
4 pessoas -> 90 cm de diâmetro.
6 pessoas -> 1.20 cm

Quadrada:
4 pessoas -> 1.00 x 1.00 cm
8 pessoas -> 1.60 x 1.60 cm

Se tiver uma parede ou algum móvel atrás, o ideal é que essa distância seja de 1.00 m entre a mesa e a parede para haver uma boa circulação quando alguma pessoa estiver sentada. Quando não precisar de circulação, de recomenda-se de 70 a 80 cm.

Outro ponto a se considerar na hora da escolha, é lembrar que a sala de estar deve acomodar o mesmo número de pessoas considerados para a sala de jantar.

Iluminação:
Para a iluminação, a altura do lustre pendente deve ficar em torno de 75 a 80 cm da mesa à base do lustre.

Tapete:
Os tipos de tapetes mais recomendados para a sala de jantar são os que tem fios mais rasos para facilitar a limpeza. Quanto à medida, o recomendado é considerar de 60 a 70 cm para cada lado após o tampo da mesa para que as cadeiras não enrosquem no tapete.


Enfim, seguem algumas dicas para adequar os modelos de mesas aos ambientes:

Mesa redonda pode ser uma boa opção quando não se tem uma sala quadrada e precisa colocar mais de 4 pessoas sentadas à mesa.

Já a Mesa oval é uma boa opção para quem tem espaço mas tem um ambiente que tem muita circulação nas laterais. Assim evita-se que se esbarre nas quinas de uma mesa retangular por exemplo. Além de serem um charme!


Mesas quadradas além de bonitas e chiques, são confortáveis para os convidados pois ficam todos próximos. Os modelos de 8 lugares melhor ainda. Mas para essa mesa, é necessário que se tenha uma sala quadrada grande pois essa mesa ocupa bastante espaço nos 4 lados.


Mesa retangular, é a mais tradicional. Podem ser pequenas ou grandes. Se encostada um dos lados na parede rende mais espaço. Pode caber cadeiras na lateral e cabeceiras. Mas não é porque é tradicional que precisa ser comum. Existem muitos modelos que modernos ou clássicos que deixam a sala maravilhosa!


Foto: www.realsimple.com


Mesas com pés nas pontas, podem tirar lugar de cadeiras, já as com pés centrais podem acomodar mais lugares. Banco no lugar de cadeiras pode ser uma opção para salas menores pois não tem encosto e podem ficar encostados na parede sem a necessidade de circulação pela parte de trás das cadeiras.


Cadeiras com braços são boas para as cabeceiras ou mesas grandes que tem espaço. Para mesas menores, é melhor evitar os braços facilitando a circulação dos convidados.




Mesas de vidro são ótimas para dar amplitude ao ambiente.


E para quem não tem muito espaço, uma mesinha redonda pequena com duas cadeiras fica um charme!

Cadeiras transparentes (modelo Ghost) também deixam o ambiente leve e dão sensação de mais espaço.

E alguns modelos lindos para inspirar!

Foto: www.formato.com.br

Foto: www.formato.com.br

Foto: www.oppa.com.br

Foto: www.oppa.com.br


Foto: www.artefacto.com.br

Foto: www.artefacto.com.br

Foto: www.artefacto.com.br

Foto: www.ceciliadale.com.br

Foto: www.tokstok.com.br

Foto: www.tokstok.com.br

Foto: www.tokstok.com.br

Foto: www.casasbahia.com.br

Foto: www.casasbahia.com.br
E boa sorte na escolha!