Aumentando espaços em casa!

30 dicas fáceis para tornar sua casa mais espaçosa! 



Hoje em dia os imóveis de maneira geral estão ficando cada vez menores. O único espaço que aumentou em imóveis novos, foi a varanda!  Os dormitórios, por exemplo, cada vez mais diminuem de tamanho. E mesmo em nossas casas, temos mania de preencher os espaços vazios! Por isso, seguem algumas simples mas boas para liberarmos espaço e renovarmos as energias!

A dica mais importante é: evite acumular objetos desnecessários! Mas se tiver, encontre um espaço bem legal pra eles. E para definir esse espaço pense: qual a frequência de uso, perto de que objetos e em que cômodo faz sentido ficar guardado para facilitar o acesso a eles.

Dica 1: Opte por poucos móveis maiores do que muitos móveis pequenos! Lembre-se que mesas de centro por exemplo, somente se a sala for ampla pois pode diminuir demais o ambiente.

Foto: www.casaejardim.com.br


Dica 2: Prateleiras e nichos. Liberam o espaço no chão e ainda podem se transformar em objetos de decoração se forem bem arrumados. Mas cuidado que dependendo do que for acomodar nelas, pode deixar o ambiente pesado. A altura que são colocadas as prateleiras também contribui para deixar o ambiente espaçoso e harmonioso. Prefira sempre os armários ou estantes baixos e horizontais para ampliar o ambiente.

Foto: www.tokstok.com.bt

Dica 3: Baú é legal porque dependendo do modelo é possível além de guardar coisas, utilizar a parte de cima como uma mesa ou apoio por exemplo.

Dica 4: TV presa à parede.


Dica 5: Coloque uma parede de um tom mais escuro para dar mais profundidade


Foto: www.casaejardim.com.br


Dica 6: Pufes, banquetas e garden seats. Podem ficar acomodados embaixo de mesa, rack, aparadores e quando for receber amigos ser utilizados para assentos.



Dica 7: Cortina com a altura do pé direito alonga o ambiente

Foto: www.casaejardim.com.br


Dica 8: Espelhos. Eles ampliam mesmo o ambiente, mas cuidado para não exagerar! Pode dar até tontura! E evite espelhos pequenos e muito trabalhados. Os maiores e lisos, parecem aumentar o ambiente e quase não se percebe que está lá!


Foto: www.casaejardim.com.br

Dica 9: Espaços integrados aumentam. Uma cozinha muito pequena quando é aberta para a sala acaba apliando os dois ambientes. Sempre consulte um profissional habilitado e gabaritado para avaliar as estruturas antes de mexer em qualquer parede!


Foto:www.casa.com.br

Dica 10: Sofá tipo chaise, com um dos lados sem braço aumenta o ambiente.
Foto: www.aespecialista.com.br

Dica 11: Tapetes maiores que o sofá ajuda a alargar o espaço. Prefira os tapetes grandes oumesmo sem tapetes.

Foto: www.casaejardim.com.br


Dica 12: Móveis planejados e multi funcionais ajudam a adequar as necessidades ao espaço disponível.






Foto: www.casaejardim.com.br

Dica 13: Suportes pendurados na parede que podem afixar mini prateleiras, ganchos e escorredores para pia da cozinha.
Foto: www.casaejardim.com.br

Dica 14: Bancadas mais estreitas que a pia do banheiro aumentam o espaço e ainda podem ser utilizados para guardar produtos e utensílios.

Dica 15: Pintar paredes e teto de uma cor só dão a sensação de amplitude. E cores claras também ampliam. Evite muitos quadros!!

Dica 16: Portas de armários que vão até o teto, sem nichos aparentes, dão a impressão de ambientes mais altos E se as portas forem de correr, ganha-se muito espaço e fica prático de encontrar o que procura.


Foto: www.casa.com.br

Dica 17: Tanque embutido com armário embaixo é moderno e funcional já que pode se fazer um gabinete embaixo.

Foto: www.tokstok.com.br

Dica 18: Portas embutidas e de correr liberam espaço.

Foto: www.casa.com.br


Dica 19: Mesas com pés centralizados, redondas e ovais cabem mais gente e liberam espaço de circulação.

Foto: www.fernandojaeger.com.br

Dica 20: Estantes com nichos para colocar caixas organizam e deixam o ambiente arrumado!

Foto: www.realsimple.com

Dica 21: Mesas que tem mesinhas embaixo economizam espaços quando não estão sendo utilizadas.



Foto: www.tokstok.com.br


Dica 22: Rodapés mais altos e pintados de branco se unificam com a parede dando sensação de amplitude. Assim como evitar tetos rebaixados quando a altura do pé-direito não é grande.

Dica 23: Piso uniforme que unificam ambientes como cozinha e sala ampliam os ambientes. Pisos claros tem a tendência de aumentar o ambiente.





Foto: www.casa.com.br




Dica 24:  Sofá-cama é uma boa opção para quem recebe hóspedes. Assim quando não está recebendo ninguem o ambiente fica mais espaçoso.
Foto: www.tokstok.com.br

Dica 25: Aproveite espaços com prateleiras e nichos como embaixo das escadas por exemplo.




Foto www.casaejardim.com.br
Dica 26: Cabeceira com a mesma medida da parede toda e com criado mudo integrado dá a impressão de um ambiente mais amplo.


Foto: www.casaejardim.com.br

Dica 27: Transaparências trazem leveza ao ambiente dando maior amplitude. Bons exemplos são, cadeiras de acrílico, portas, mesas e tampos de vidro. Verifique a qualidade e garantia do vidro que deverá ter uma durabilidade e gramatura adequada. Se tiver crianças em casa, evite os vidros!

Foto: www.ivillage.com

Dica 28: Estantes vazadas e suspensas, dão a sensação de ambiente maior por acabarem unificando os ambientes mesmo estando separados.


Dica 29: Evite usar cores ou texturas demais em ambientes pequenos. Podem deixar o ambiente pesado dando uma sensação de espaço pequeno.

Dica 30: Rebaixar o teto com gesso pode diminuiro ambiente caso o pé-direito não seja muito alto. O padrão é 2,60 para salas e quartos. Para banheiros, lavabos e corredor pode diminuir para 2,40.
Pense em deixar o pé direito alto e abusar de uma moderna iluminaçãocom pendentes ou iluminação de chão.

Foto: www.casa.com.br


Então, libere espaço! Boa sorte!