Que tal organizar a geladeira?!?!!

 

Foto: http://www.marthastewart.com/
  
Pois é, até a geladeira não escapa!!! Mas com uma geladeira arrumada e organizada, fica mais fácil encontrar os alimentos, evita-se desperdício e ajuda na escolha do cardápio! Podemos ter idéias pelo que estamos vendo.

Veja um exemplo de Antes e Depois da arrumação de uma geladeira!

    Antes        
  
    Depois                                                   
 
     Fotos: www.realsimple.com

Para começar, é bom definirmos os hábitos de quem mora na casa. Se consomem mais vegetais, mais congelados, mais bebidas e assim por diante. Isso facilita na hora de planejar a arrumação e a disposição das prateleiras.

As bebidas podem ficar um pouco na porta (evite colocar muito peso nas portas) e o restante dentro nas prateleiras. Existem modelos que possuem prateleiras móveis para adaptar garrafas maiores. Temperos e condimentos podem ficar na porta, facilitando o acesso na hora de cozinhar.


Outra dica é utilizar potes e recipientes transparentes para facilitar a visão e também dar preferência a recipientes menores.
E os ovos? As geladeiras mais antigas disponibilizavam um local para acomodar os ovos na porta. Nos modelos mais novos já não é mais assim. A recomendação é que os ovos fiquem acomodados na parte mais fria da geladeira. O mesmo para os laticínios, margarina, requeijão, iogurtes, queijos e carnes. Alguns modelos possuem prateleiras reservadas para esses alimentos. Deixe-os na parte de cima!

Ao contrário dos vegetais e hortaliças que devem ficar na parte menos refrigerada para evitar congelamento. Normalmente acomodados nas gavetas de baixo.
E no freezer, use sempre etiquetas! É importantíssimo colocar datas de validades e até mesmo identificação pois depois de congelados até esquecemos o que tem dentro. Lembre-se de deixar os alimentos muito bem embalados e utilize sempre recipientes próprios para congelamento e descongelamentos em microondas.
E a limpeza?! Aproveite a arrumação para limpá-la. Não utilize produtos de limpeza por dentro. Siga exatamente as recomendações do manual de instruções de seu fabricante. Uma dica básica é utilizar um pano limpo úmido (só água!) para limpá-la por dentro. Se preferir, tire as prateleiras e lave na pia enxaguando bem. Quando for recolocar os produtos, verifique bem as datas de validades e dispense os produtos vencidos!

Foto: http://www.marthastewart.com/
 
E o resultado?!

Foto: http://www.realsimple.com/

Assista esse vídeo com 10 dicas para organizar sua geladeira:
http://www.bhg.com/videos/m/34254841/organized-refrigerator.htm#q=refrigerator

Ah, aproveite para acessar esses links sobre organização na cozinha:
http://horadearrumar.blogspot.com/2010/01/colocando-ordem-na-cozinha.html

http://horadearrumar.blogspot.com/2010/11/como-ganhar-tempo-na-cozinha.html

Então, mãos à obra!