Pequenas tarefas diárias de limpeza e organização!

Foto: www.realsimple.com


Existem pequenas tarefas que se fizermos todos os dias, evitaremos trabalho acumulado para depois! Alguns exemplos:

- Arrumar a cama. Se tornarmos isso uma rotina, passamos a fazer sem perceber. É fácil, rápido e se deixarmos pra depois vai ficando mais difícil. Além disso, olhar para um quarto com a cama arrumada, dá a impressão de limpeza e arrumação, não?

- Guardar roupas limpas e colocar pra lavar as sujas! O importante é não deixar a poltrona ou cabide lotado de roupas!

- Abrir as janelas para ventilar! Nada como o ar puro para renovar as energias!

- Verificar se precisa molhar as plantas. Elas merecem!

- Dar uma geral! Se passar por um cômodo da casa e tiver um brinquedo no chão ou algo fora do lugar, aproveite para ajeitar naquele momento. Se sairmos sem arrumar, poderemos esquecer e aquilo pode se acumular.
- Limpar enquanto cozinha. Lavar a louça que utilizar enquanto cozinha, facilita e evita o acúmulo de louça para depois da refeição.

- Passar um pano no chão sempre que terminar de lavar a louça da refeição. Se já estamos com a mão na massa, fica mais fácil. É só criar a rotina e fechar a limpeza da cozinha com chave de ouro!

- Limpar quando sujar! Uma sujeira que acabou de ser feita, é com certeza mais fácil de se limpar!

- Abrir as correspondências. Reservar alguns minutos para abrir as correspondências todos os dias evita o acúmulo. Aproveite logo para dispensar aquelas que não são úteis e já separe as contas em um fichário ou pastas de contas a pagar. Uma sugestão neste caso é utilizar um fichário tipo sanfona, separado por dia.

Lendo essa lista, pode até parecer que tem muitas regras para um dia só. Mas a maioria delas são coisas que já fazemos automaticamente em nosso dia a dia. É claro, se alguma, ficar para o dia seguinte, não vai fazer mal a ninguém!! Aliás, essas tarefas podem ser divididas entre as pessoas que vivem na casa! Mas se conseguir cumprir com elas, vai perceber que ajuda!

Boa sorte!