Preparando um quarto de bebê!

Foto: www.marthastewert.com

Decorar e preparar o quarto do bebê é um momento muito especial e gostoso! Mas é importante não exagerar na decoração e nos acessórios! Esse deve ser um ambiente aconchegante, tranquilo e harmonioso. Além disso, é bom lembrar que quanto mais acessórios e enfeites maior acúmulo de pó!

A escolha do quarto:
Se tiver mais de uma opção para a escolha do quarto para o bebê, é sempre bom pensar em um ambiente com menor barulho possível, arejado e com boa luminosidade. Mas o principal é que seja bem pertinho do quarto dos pais!

Decoração:
Se já sabe o sexo do bebê é possível decorar já pensando na cor e tema do quarto de acordo. Caso contrário, a sugestão é que sejam escolhidos temas “unissex” como bichos, por exemplo, e cores neutras como amarelo, bege, verde ou até branco com detalhes coloridos. Seguem alguns exemplos de decoração com boas idéias:


O primeiro passo é a pintura da parede e ou decoração com adesivos, bordas e até pintura especiais. É bom pensar no piso também. O melhor é que seja um piso fácil para limpeza e que não acumule pó. Existem também alguns pisos especiais para crianças que podem ser encontrados como sugestão em revistas de decoração de bebês.


Depois de escolhida a cor e o tema, é chegada a hora de pensar nos móveis e na disposição dos mesmos. Uma dica importante é verificar aonde existe corrente de vento para colocar o berço fora deste espaço. É bom pensar no espaço que se tem para adequar pelo menos os móveis básicos necessários para o bebê para que o quarto não fique super lotado.

São eles: berço, cômoda/trocador, uma poltrona para amamentar, se possível com uma mesinha para apoio ao lado com um abajour e uma cortina que não acumule pó e crie um clima acolhedor controlando a luminosidade/vento. E se tiver espaço, pode-se colocar uma cama, um armário, algumas prateleiras pequenas para alguns brinquedinhos e etc...

Fotos: www.casaclaudia.com.br


Arrumação:
Depois dos móveis, vem a parte de acessórios. Segue uma lista de alguns itens que podem ajudar bastante na hora de cuidar do bebê:
-kit protetor de berço, travesseiro especial para bebês, rolinho para acomodar o bebê na hora de dormir.
-Uma gaveta reservada (de preferência na comoda/trocador) para colocar fraldas e acessórios como pomada, lenços umidecidos, embalagem de algodão e cotonetes, escova/pente de cabelo para que fiquem bem à mão de quem está cuidando do bebê.
-Lixo ao lado do trocador e um cesto de roupa suja, se tiver espaço.
-Um som pode ser bastante útil. Existem muitos cds especiais para bebê que acalmam na hora da troca, por exemplo. Ah, um relógio na mesinha também é útil para controlar as mamadas.
-No trocador/cômoda, a sugestão é colocar uma pequena bandeja ou cestinha ao lado do colchão do trocador ou em alguma prateleira de apoio bem ao lado para que deixe a garrafa térmica para água morna, um potinho para adicionar a água e pote para algodão, muito utilizado na troca nessa primeira fase do bebê.
Outras idéias....

Fotos: http://www.bebe.abril.com.br


Uma outra dica é acomodar as roupas, fraldas de pano, roupas de cama e banho do bebê em um armário ou na cômoda no próprio quarto para que fiquem à mão sempre que necessário.
Enfim, depois de tudo providenciado, perto da data do nascimento, programe para que alguém faça uma bela limpeza (com produtos neutros e sem cheiro forte!!).



Fotos: www.casaclaudia.com.br

E pra terminar, reserve um lugar especial para o quadrinho da porta da maternidade!