Roupas no varal

Uma amiga me perguntou , se existe uma maneira “certa”de pendurar roupas no varal. E realmente acho que este é um assunto que muita gente tem sempre alguma questão. Afinal é muito chato vestir uma roupa com marcas de pregador ou com mangas e barras deformadas!
Se as roupas forem estendidas bem esticadas e com as costuras arrumadas, menos marcadas e deformadas elas ficarão e com certeza, mais fáceis de passar também. É bom evitar colocar roupas escuras e coloridas para secarem direto ao sol mas se não tiver outro jeito, coloque-as do lado do avesso.
O ideal é não colocar muitas peças em um só varal e lembrar de limpar os pregadores com uma certa frequência para evitar que manche roupas claras.
Então, seguem algumas dicas para evitar que as roupas deformem enquanto secam!
  • Camisetas, blusas, malhas: O ideal é sacudir levemente a peça após tirá-la da máquina para desgrudar e acertar as laterais para não ficarem tortas. Pendurar no varal um pouco abaixo do meio da peça e sem usar pregador para não marcar ou estragar o tecido. Não deixar a roupa ficar franzida no varal para que não fique com aquela marca difícil de tirar com o ferro.

Foto: www.realsimple.com

  • Calças, bermudas, saias: Podem ser pendurada pelo cós, desta vez com pregador, para que a calça não fique dobrada nesta área dificultando a secagem. Procure sempre alternar calças com outras roupas mais curtas na frente como bermudas ou saias para ter maior ventilação entre as peças.

  • Camisas, cardigãs e casacos: Nestes casos, o cabide resolve bem! Já que o tecido das camisas é sempre mais delicado pode ficar marcado muito facilmente. E os casacos, secam mais rápidos quando pendurados por cabide e às vezes, dependendo do tecido nem precisa ser passado. Detalhe: use neste caso cabides de plástico para não estragarem.

  • Lençóis, toalhas, panos de prato: Se tiver espaço, o ideal é pedurá-los bem esticados e soltos, intercalando também com peças menores (fronhas, toalhas de rosto...) para facilitar a secagem e deixá-los com menos marcas de dobra. Já edredons podem ser colocados usando mais de uma haste do varal, ficando mais solto para secar mais rápido.

  • Meias, lingeries, luvas: Existem varais especiais para peças pequenas, mas normalmente a capacidade desses varais é na maioria das vezes pequena. Portanto, se for pendurar em varal normal, evite pendurar usando o pregador para não marcar ou também pendurar mais de uma peça no mesmo pregador dificultando a secagem.

E por último, assim que tirar as roupas do varal, dobre-as deixando esticadas. A não ser camisas e casacos que ficam no cabide até a hora de passar. Uma outra dica é separar meias, lingeries e peças bem pequenas em uma cesta separada para facilitar a separação das roupas.
Até a próxima!