Quadros na parede... sem medo de errar!

Que quadro devo colocar? Quantos? Onde? Essas são dúvidas muito comuns quando começamos a pensar em decorar nossas paredes! Encontrei boas idéias e dicas que podem nos auxiliar! Mas sempre, o bom senso e o nosso "feeling" dão o toque final!

Para começar, é possível cortar papel kraft, por exemplo, do tamanho dos quadros para colar na parede com fita e começar a composição. Outra idéia é colocar os quadros no chão na frente de onde você pretende colocar os quadros para ter uma idéia do espaço, como nas fotos abaixo:



Fotos: http://www.marthastewart.com/


A idéia é que os quadros fiquem na altura do observador. E quando for pendurar um quadro acima de um aparador ou sofá não deixa que fique muito acima de 30cm mais ou menos para não dar aquela impressão que o quadro está voando.


Ah, no site da casa claudia tem um simulador que dá pra brincar um pouquinho de montagem de quadros na parede: http://casa.abril.com.br/decorar/brinque/quadros.shtml.


Outra boa dica quando for alinhar vários quadros, é sempre usar um mesmo referencial, alinhando por exemplo todos por cima, por baixo ou até mesmo em volta de um quadro principal. Se quiser, pode utilizar um nível para evitar que fiquem desalinhados.

As molduras podem ser variadas e a composição delas tem que ser feita com bastante cuidado. Para telas, a sugestão é madeira que pode ter diferentes acabamentos como pintada, canaleta, lisas ou trabalhadas. Isso deve ser escolhido de acordo com o quadro e a casa. Já as gravuras e fotos recomenda-se proteção de vidro. E é sempre bom lembrar que a moldura é só um acabamento e não deve chamar mais atenção que o quadro! Boa Sorte!