Colocando ordem na Cozinha!

A cozinha é um dos lugares mais frequentados. Em festas, repare que é sempre um dos locais mais visitados! Precisa ser prática, com utensílios organizados e limpos. Os espaços precisam ser bem aproveitados.

Seguem algumas dicas:
· Talheres, facas, tábuas de carne, panelas, formas e temperos, como são usados para a preparação dos alimentos, devem estar junto à pia e fogão. Uma sugestão é guardar as tampas das panelas em suportes ou mesmo separadas ao lado das panelas por tamanho para que possam ser facilmente localizadas. Guardando sempre as mais utilizadas na frente facilitando o acesso.

Foto: www.marthastewart.com

· Copos podem ser arrumados seguindo a ordem da altura e de cabeça para baixo para evitar poeira, podem ficar próximos à geladeira e filtro. A dica é colocar sempre os mais usados nas prateleiras inferiores deixando-os mais perto da abertura da porta e os menos utilizados mais pra lateral colocando sempre os mesmos tipos em cada fileira.

· Pratos de todos os tipos podem ser empilhados de preferencia no máximo 12 peças começando pelo fundo, raso e por cima os de sobremesa . Agrupar as travessas, pirex e cumbucas do mesmo material na prateleiras (vidro, ceramica e ou inox em cada pilha ou prateleira).

Foto: http://www.realsimple.com/

· Varão ou suporte – uma dica que facilita o preparo da comida é manter talheres de uso frequente para cozinhar e os temperos mais utilizados em um varão em frente/lado do fogão. Mas esses utensílios devem ser lavados com frequencia caso não sejam sempre utilizados pois o local pode juntar gordura com mais frequência.

· Canecas e xícaras se acomodam melhor em ganchos pendurados na prateleira superior.

· É sempre bom guardar os eletrodomésticos, quando se tem espaço, dentro de armários e de preferência em prateleiras mais baixas, junto a jarras por exemplo.


· Alimentos devem ser guardados por grupos. Prateleiras para enlatados, para grãos e massas, biscoitos e assim por diante. Dentro de cada grupo, também podem ser arrumados por categoria como por exemplo, achocolatados, latas de derivados de tomate ou mesmo massas e farinhas.

Depois de arrumada, que tal preparar uma bela receita para o jantar?