Arrumação na mesa!

Algumas idéias e dicas básicas para serem usadas no dia a dia ou em um jantar especial.


Fotos: http://www.marthastewart.com






Os talheres devem seguir a ordem que os pratos serão servidos, lembrando que os primeiros talheres a serem utilizados são os mais distantes do prato. No lado esquerdo fica o garfo e no direito a faca com o corte voltado para o prato. O guardanapo fica em cima do prato ou no lado esquerdo, ao lado do garfo. Talheres de sobremesa ficam em cima do prato: garfo, colher e faca (colher e faca com cabo para direita e garfo para esquerda).



Já os copos ficam do lado direito e quando for necessário mais de um, eles devem seguir uma certa ordem conforme foto abaixo. Da esquerda para a direita: Copo de água e depois vinho tinto e/ou branco.




Aproveite para dar uma olhadinha nas lojas que vendem essas louças e talheres.



Vitrine da Loja Tok Stok


CURIOSIDADES
Tipos de serviço: À francesa, um jantar muito formal com garçons arrumados de forma impecável e que se colocam ao lado esquerdo do convidado, deixando que o mesmo se sirva. Os convidados, neste caso, normalmente têm seus nomes definidos em frente ao local de onde devem se sentar.
À inglesa, requintado também, mas neste caso é o garçom mesmo que serve o convidado. É bastante utilizado em restaurantes. À americana, um serviço mais informal que os convidados não comem sentados à mesa e por isso o cardápio não requer o uso de faca. E por fim, à brasileira, é uma refeição cotidiana, mais simples mas pode ser requintada e caprichada.


À Francesa


À Americana

Fotos: Cleusa Presentes


Ainda é possível inventar, criar e fazer bonito!



Fotos:http://www.casaejardim.com.br/


E no dia a dia dá pra usar charme e simplicidade.


Bom Jantar!