Arrumando o armário e renovando as energias!

Começar o ano novo de casa arrumada é tudo de bom, não é? Portanto, mãos a obra para começar a limpeza. Segundo o Feng Shui, milenar filosofia chinesa, casa limpa e arrumada, traz bons fluidos para a casa e moradores.

Foto: http://www.realsimple.com/home-organizing/


Primeiro passo:
O primeiro passo de qualquer arrumação é evitar guardar aquilo que é desnecessário, que não se usa há mais de um ano. Então vamos começar pelo armário!

Pilha 1 - Peças em uso

Pilha 2 - Não servem mais -> doar
Pense se ainda vai mesmo usá-la um dia. Se achar que ainda é cedo para decidir separe uma nova pilha (pilha 3), para roupas que não vai usar mas ainda vai guardar!

Pilha 3 - Peças que você usa pouco
Separe em cabides ou em sacos em um lugar separado também para não confundir com as peças em uso, lembrando de guardar essas roupas de pouco uso sempre limpas.

Pilha 4 - Peças que precisam de conserto ou estão manchadas
Verifique se realmente tem conserto e se vale a pena gastar. Senão... passe para a pilha 2.

Pilha 5 - Peças fora da estação.
Separe uma parte do armário para peças de outra estação e guarde em sacos fechados para não pegar cheiro e lembrar de guardá-las limpas.


Segundo passo:
Definir o que vai ser guardado em cada prateleira, gavetas, maleiro, cabides... etc, dependendo do tamanho do armário.

Sugestões:

1. Prateleira: Em prateleiras normalmente guardamos blusas, malhas, blusas de moletom, roupas de cama, sempre lembrando de deixar as peças mais leves
por cima.

2. Cabides: Coloque de preferência todas as roupas em cabides iguais organizados na mesma posição e organizadas por cor, da mais clara para a mais escura e as estampadas por último. No caso de calças, guardar com os cavalos voltados para dentro do armário. Uma boa dica é dobrar a calça pela boca das pernas (cabeça pra baixo), juntando as costuras, as pernas e depois dobrá-la ao meio. No caso de camisas, começando pelas regatas seguidas pelas de manga curta e depois as de manga longa.


3. Gavetas: As roupas íntimas e meias podem ser colocadas em colméias ou também dobradas em formato de envelopes e guardadas em uma caixa organizadas por cor. Já camisetas podem ser dobradas enroladas para economizar espaço ou em pilhas, organizadas por cor. As peças mais escuras devem ficar o mais distante da luz natural para evitar que desbotem. Shorts, roupas de ginástica, pijamas e camisolas podem seguir a mesma organização das camisetas.

4. Maleiro: Neste caso, podem ser guardadas roupas fora da estação, roupas de pouco uso, edredons, cobertores, travesseiros e malas. A sugestão é guardar em sacos (de preferência de TNT para respirarem) ou mesmo em sacos tipo “space bags” que economizam espaço e protegem a roupa.


Terceiro passo:
Limpeza: Passe um pano úmido ou com álcool no fundo do armário e prateleiras. Forre as gavetas e pratele iras com contact ou com forros especiais anti-mofo. Pode-se depois colocar alguns sachês ou sabonetes com fragrâncias leves e delicadas.

Quarto passo:
Dobrar ou enrolar as peças novamente e guardá-las seguindo a ordem do segundo passo.
Algumas dicas de dobras: Lembre-se que quanto menos dobras, menos marcada ficará a roupa.

Para criar uma uniformidade utilize um gabarito de papel cartão ou cartolina coberto por contact para durar mais. A medida para roupa feminina normalmente é 22X29 e 25X32 masculino. Mas verifique se essas medidas se adequam ao seu armário.

- Cintos: Se não tiver uma colméia especial para cinto, é possível enrolá-los e guardá-los em uma caixa para não abrirem. Outra opção é pendurá-los na porta do armário caso haja o suporte.

- Roupas íntimas: O ideal é utilizar colméias para fácil organização. Mas também é possível organizar somente por cores e tipos dobrando em formato de envelope. Para sutiãs com bojo, se tiver espaço, guarde-os abertos em sequência de cores. Caso o espaço seja mais limitado, dobre ao meio mas sempre com cuidado para não amassar.

- Lenços: Uma sugestão, é guardá-los dobrados em caixas em pilhas não muito grandes para não amassar os de baixo.

- Roupas de cama: Podem ser melhor acomodadas em prateleiras e podem ser guardadas enroladas para economizar espaço. Uma boa dica é guardar o conjunto completo (lençois e fronhas) para facilitar a arrumação.

- Edredons, cobertores e mantas: Podem ser guardados em sacos e de preferência em TNT ou tipo "space bag" que conforme mencionado acima economizam espaço e ainda protegem a roupa. E lembrar de sempre guardá-los limpos.

Ufa! Agora sim, começaremos o ano com mais leveza! Dá trabalho, mas o resultado é muito bom!